No post de hoje falaremos sobre vantagens que as empresas podem conseguir ao aderirem ao VoIP empresarial. Afinal, o que é o VoIP? Vamos lá!
VoIP é o serviço de Voice Over IP (Voz sobre o Protocolo da Internet), ou seja, toda forma de transmissão de voz através da internet.
O uso desse tipo de tecnologia aumenta a comunicação e o relacionamento e entre empresa e cliente através do uso da telefonia, tornando-as mais eficazes e rápidas.
Essa ferramenta tecnológica passou a ser adotada pelas empresas brasileiras em meados de 2005, contudo, outros países já se beneficiavam do VoIP ou tecnologias parecidas disponíveis na época.
Nesse período, a telefonia ainda não possuía uma grande interação com a internet, como nos dias de hoje com a chegada dos smartphones.
Já nos dias atuais, a tecnologia do VoIP está presente e é essencial para as empresas, principalmente para as de grande porte.
O sistema do VoIP utiliza a rede da internet para transmitir dados de voz. Para isso, é preciso que haja uma conversão desses dados em sinais digitais. Então o software digitaliza os dados de voz para que ele trafegue pela rede IP. No final, quando esse sinal de dados chega ao destino desejado, mais uma vez, há a conversão oposta, os sinais digitais se transformarão em dados de voz.
Essa tecnologia se aplicaria a uma situação comum de ligação entre duas redes conectados pelo sistema. O passo a passo exemplificado de modo técnico, seria assim:
- Alguém digita o número de destino, cujos dígitos são acumulados e armazenados pela aplicação das sessões.
- Os gatewayscomparam os dígitos acumulados com os números programados – quando há uma coincidência ele mapeia o endereço discado com o IP do gateway de destino.
- A aplicação de sessão roda o protocolo de sessão sobre o IP, para estabelecer um canal de transmissão e recepção para cada direção através da rede IP.
- Se a ligação estiver sendo realizada por um PABX, o gateway troca a sinalização analógica digital com o PABX, informando o estado da ligação. Se o número de destino atender a ligação, é estabelecido um fluxo RTP sobre UDP entre o gatewayde origem e destino, tornando a conversação possível.
- Quando qualquer das extremidades da chamada desligar, a sessão é encerrada.
Enfim, antes de entrarmos nas principais vantagens de contratar esse serviço, vamos responder a algumas dúvidas frequentes dos interessados pelo assunto.
Quais são os serviços oferecidos pelo VoIP?
Ao contratarem esse tipo de serviço, as empresas terão ao seu dispor os seguintes benefícios:
- mensageiros eletrônicos;
- secretária eletrônica;
- chamadas entre computadores;
- videochamadas e videoconferências;
- envio de dados;
- compartilhamento de informações;
- compartilhamento de rede telefônica;
- compartilhamento de rede de dados;
- identificador de chamadas;
- reencaminhamento de chamadas.
O que são gateways ou ATAs?
Gateways e ATAs são equipamentos necessários para o funcionamento do sistema VoIP. Eles permitem ligações através da internet sem a necessidade de compartilhar ambientes de dados, ou seja, uma rede doméstica de computadores.
Portanto, o VoIP não necessita de computadores para seu funcionamento, mas apenas um com acesso à internet.
O que é fornecido ao adquirir o VoIP?
Nos sistemas de VoIP, o software é oferecido gratuitamente às empresas . Existem também muitos sites que o fornecem pela internet.
Contudo, o equipamento gateway tem de ser adquirido pelas empresas.
Os maiores benefícios de adquirir o VoIP
Agora vamos às vantagens do VoIP empresarial. Dentre elas, as cinco melhores são:
- Economia
O custo geral das ligações através da tecnologia VoIP geralmente é mais barato do que ligações comuns. Essa diferença, ao final do mês, pode reduzir significativamente os gastos com telefonia das empresas.
Quando comparamos a redução de gastos empregados em ligações internacionais, essa economia é ainda mais significativa.
Apesar do investimento inicial para instalar esse sistema nas empresas e dos gastos adicionais com a internet e com a implantação do VoIP, o dinheiro gasto rapidamente pode ser recuperado.
Contudo, até mesmo as especificações mínimas de conexão de rede podem suprir a necessidade de consumo de internet desse sistema, pois o software consome poucos dados para seu bom funcionamento.
- Praticidade
Ao utilizar o VoIP, as empresas unirão seus planos de telefonia através de uma única forma de comunicação conectada à internet. Por isso, pacotes de dados podem ser selecionados com valores fixos através de contratos a longo prazo.
- Flexibilidade
Esse sistema possibilita uma comunicação mais ampla e auxilia nas relações das empresas, seja entre seus funcionários, parceiros, distribuidores e clientes.
Os funcionários poderão se comunicar com flexibilidade através de aparelhos móveis a qualquer hora e em qualquer lugar desde que se tenha uma conexão com a internet.
- Diversidade
A diversidade dos recursos apresentados pelos programas do sistema VoIP podem ultrapassar as barreiras da telefonia fixa ou da telefonia móvel.
Pode-se também ser utilizado o VoIP para videochamadas ou videoconferências, compartilhamento de dados através dos smartphones e pacotes de mensagens.
Todos esses recursos ainda estarão disponíveis nos aparelhos telefones fixos, móveis ou computadores.
- Simplicidade
Os softwares disponíveis no mercado que se adéquam ao VoIP são inúmeros, por isso o sistema pode se adequar às mais variadas necessidades, como, por exemplo: possibilitar a customização de interfaces de acordo com as referências de cada empresa. Isso torna o VoIP acessível a quase todas as plataformas e melhora a utilização dele para os seus usuários.
Portanto, o sistema é considerado simples e todas as empresas podem aderi-lo em suas comunicações, e não haverá dificuldade para os funcionários em aprender a lidar com o VoIP.
Esperamos tê-los ajudado, até a próxima!