As 5 vantagens do VoIP empresarial

No post de hoje falaremos sobre vantagens que as empresas podem conseguir ao aderirem ao VoIP empresarial. Afinal, o que é o VoIP? Vamos lá!

VoIP é o serviço de Voice Over IP (Voz sobre o Protocolo da Internet), ou seja, toda forma de transmissão de voz através da internet.

VoIP é a abreviação de “voz sobre IP” que é quando passamos a conversar utilizando a internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet que vem do termo inglês Internet Protocol e dá origem à sigla IP.

 

O uso desse tipo de tecnologia aumenta a comunicação e o relacionamento e entre empresa e cliente através do uso da telefonia, tornando-as mais eficazes e rápidas.

Essa ferramenta tecnológica passou a ser adotada pelas empresas brasileiras em meados de 2005, contudo, outros países já se beneficiavam do VoIP ou tecnologias parecidas disponíveis na época.

Nesse período, a telefonia ainda não possuía uma grande interação com a internet, como nos dias de hoje com a chegada dos smartphones.

Já nos dias atuais, a tecnologia do VoIP está presente e é essencial para as empresas, principalmente para as de grande porte.

Como funciona o VoIP

O sistema do VoIP utiliza a rede da internet para transmitir dados de voz. Para isso, é preciso que haja uma conversão desses dados em sinais digitais. Então o software digitaliza os dados de voz para que ele trafegue pela rede IP. No final, quando esse sinal de dados chega ao destino desejado, mais uma vez, há a conversão oposta, os sinais digitais se transformarão em dados de voz.

Essa tecnologia se aplicaria a uma situação comum de ligação entre duas redes conectados pelo sistema. O passo a passo exemplificado de modo técnico, seria assim:

  • Alguém digita o número de destino, cujos dígitos são acumulados e armazenados pela aplicação das sessões.
  • Os gatewayscomparam os dígitos acumulados com os números programados – quando há uma coincidência ele mapeia o endereço discado com o IP do gateway de destino.
  • A aplicação de sessão roda o protocolo de sessão sobre o IP, para estabelecer um canal de transmissão e recepção para cada direção através da rede IP.
  • Se a ligação estiver sendo realizada por um PABX, o gateway troca a sinalização analógica digital com o PABX, informando o estado da ligação. Se o número de destino atender a ligação, é estabelecido um fluxo RTP sobre UDP entre o gatewayde origem e destino, tornando a conversação possível.
  • Quando qualquer das extremidades da chamada desligar, a sessão é encerrada.

Enfim, antes de entrarmos nas principais vantagens de contratar esse serviço, vamos responder a algumas dúvidas frequentes dos interessados pelo assunto.

 Quais são os serviços oferecidos pelo VoIP?

Ao contratarem esse tipo de serviço, as empresas terão ao seu dispor os seguintes benefícios:

  • mensageiros eletrônicos;
  • secretária eletrônica;
  • chamadas entre computadores;
  • videochamadas e videoconferências;
  • envio de dados;
  • compartilhamento de informações;
  • compartilhamento de rede telefônica;
  • compartilhamento de rede de dados;
  • identificador de chamadas;
  • reencaminhamento de chamadas.

 

O VoIP integra todas as redes de comunicação das empresas.

 

O que são gateways ou ATAs?

Gateways e ATAs são equipamentos necessários para o funcionamento do sistema VoIP. Eles permitem ligações através da internet sem a necessidade de compartilhar ambientes de dados, ou seja, uma rede doméstica de computadores.

Portanto, o VoIP não necessita de computadores para seu funcionamento, mas apenas um com acesso à internet.

O que é fornecido ao adquirir o VoIP?

Nos sistemas de VoIP, o software é oferecido gratuitamente às empresas . Existem também muitos sites que o fornecem pela internet.

Contudo, o equipamento gateway tem de ser adquirido pelas empresas.

Os maiores benefícios de adquirir o VoIP

Agora vamos às vantagens do VoIP empresarial. Dentre elas, as cinco melhores são:

  1. Economia

O custo geral das ligações através da tecnologia VoIP geralmente é mais barato do que ligações comuns. Essa diferença, ao final do mês, pode reduzir significativamente os gastos com telefonia das empresas.

Quando comparamos a redução de gastos empregados em ligações internacionais, essa economia é ainda mais significativa.

Apesar do investimento inicial para instalar esse sistema nas empresas e dos gastos adicionais com a internet e com a implantação do VoIP, o dinheiro gasto rapidamente pode ser recuperado.

Contudo, até mesmo as especificações mínimas de conexão de rede podem suprir a necessidade de consumo de internet desse sistema, pois o software consome poucos dados para seu bom funcionamento.

  1. Praticidade

Ao utilizar o VoIP, as empresas unirão seus planos de telefonia através de uma única forma de comunicação conectada à internet. Por isso, pacotes de dados podem ser selecionados com valores fixos através de contratos a longo prazo.

  1. Flexibilidade

Esse sistema possibilita uma comunicação mais ampla e auxilia nas relações das empresas, seja entre seus funcionários, parceiros, distribuidores e clientes.

Os funcionários poderão se comunicar com flexibilidade através de aparelhos móveis a qualquer hora e em qualquer lugar desde que se tenha uma conexão com a internet.

  1. Diversidade

A diversidade dos recursos apresentados pelos programas do sistema VoIP podem ultrapassar as barreiras da telefonia fixa ou da telefonia móvel.

Pode-se também ser utilizado o VoIP para videochamadas ou videoconferências, compartilhamento de dados através dos smartphones e pacotes de mensagens.

Todos esses recursos ainda estarão disponíveis nos aparelhos telefones fixos, móveis ou computadores.

  1. Simplicidade

Os softwares disponíveis no mercado que se adéquam ao VoIP são inúmeros, por isso o sistema pode se adequar às mais variadas necessidades, como, por exemplo: possibilitar a customização de interfaces de acordo com as referências de cada empresa. Isso torna o VoIP acessível a quase todas as plataformas e melhora a utilização dele para os seus usuários.

Portanto, o sistema é considerado simples e todas as empresas podem aderi-lo em suas comunicações, e não haverá dificuldade para os funcionários em aprender a lidar com o VoIP.

Esperamos tê-los ajudado, até a próxima!

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