Os principais tipos de comunicação organizacional

Saber quais são e como fazer uso dos principais tipos de comunicação organizacional é fundamental para que os líderes das empresas consigam fazer uma gestão participativa e assertiva.

Desse modo, iremos tratar sobre o conceito e tipos de comunicação que são essenciais no cotidiano das organizações. Confira!

O que é comunicação organizacional?

A comunicação organizacional é um dos processos mais importantes no dia a dia das empresas públicas e privadas.

Ela consiste em todas as estratégias, atividades, ações e decisões tomadas pelas empresas ou entidades com o objetivo de fortalecer sua imagem junto ao mercado.

Esse mercado engloba: consumidores, colaboradores, acionistas, fornecedores, políticos e opinião pública em geral.

Parafraseando Kunsch, o principal autor que aborda este assunto, comunicação organizacional pode ser definida como:

“A busca pelo entendimento de como se processa o fenômeno da comunicação dentro das organizações no âmbito da sociedade global. Dessa forma, procura-se analisar o sistema, o funcionamento e o processo de comunicação entre a organização e seus diversos públicos. ”

Ainda de acordo com esse autor, a comunicação organizacional é constituída por cinco tipos básicos. E é sobre eles que falaremos agora.

Tipos de comunicação organizacional

Comunicação institucional

Esse tipo de comunicação tem por objetivo melhorar a imagem da empresa diante da sociedade na qual ela está inserida, focando principalmente nos consumidores e investidores.

A comunicação institucional é responsável pela construção da imagem e identidade corporativa da organização, sendo que, para isso, é preciso adotar uma estratégia eficaz das relações públicas, assessorias de imprensa, marketing cultural e social etc.

Comunicação mercadológica

Entre os tipos de comunicação organizacional, também está aquela que é conhecida como mercadológica.

Essa comunicação tem o intuito de aumentar as vendas e melhorar a imagem dos produtos ou serviços da empresa.

As principais estratégias quanto a essa comunicação devem ser desenvolvidas levando em consideração os seguintes aspectos:

– Estudos detalhados com relação ao comportamento do consumidor;

– Ações estratégicas de marketing;

– Publicidade e propaganda;

– Estratégias comerciais e de vendas;

– Disponibilização de diversos canais de divulgação, compra e atendimento;

– Merchandising;

– Venda direta.

Comunicação administrativa

É atribuição da comunicação administrativa a transmissão de dados e informações dentro da organização a todos os setores para os quais esses dados e informações são relevantes e pertinentes.

Isso significa dizer que para que os objetivos com relação às estratégias e demais objetivos organizacionais sejam atingidos, é indispensável que ocorra um fluxo eficaz de comunicação entre todas as pessoas envolvidas nessas ações.

Comunicação interna

A comunicação interna tem por missão planejar estratégias e definir objetivos bem claros com relação à comunicação estabelecida entre a empresa e seus colaboradores.

Entre as principais ferramentas utilizadas para estabelecer esse tipo de comunicação, está o endomarketing, que veremos mais adiante.

É muito importante enfatizar que essa comunicação interna não diz respeito apenas àquela que se estabelece de cima para baixo em termos de hierarquia.

A comunicação organizacional interna considerada eficaz é aquela realizada também de forma ascendente e horizontalmente, ou seja, dos subordinados para os superiores e também entre os colegas de mesmo nível hierárquico.

Também é importante mencionar que a comunicação interna tem tudo a ver com as relações humanas dentro da empresa.

Logo, para que seja possível construir uma comunicação mais fluida e assertiva, é indispensável que a empresa tenha uma cultura e clima organizacional que prezem pela ética, respeito e qualidade das relações humanas ali constituídas. Para fortalecer a qualidade da comunicação interna nas empresas, é fundamental:

– Proporcionar feedbacks assertivos e comprometidos com o respeito por todos os colaboradores;

– Possibilitar uma maior participação dos colaboradores com relação ao desenvolvimento das estratégias da empresa;

– Fortalecer o senso de cooperação entre as equipes;

– Desenvolver líderes que tenham foco não apenas em processos, mas também em pessoas;

– Proporcionar confraternizações entre os colaboradores.

Comunicação com base no endomarketing

Este, que é outro dos tipos de comunicação organizacional, consiste no desenvolvimento de ações e estratégias que têm por intuito oferecer as melhores condições de cursos, treinamentos etc para os colaboradores com a finalidade deles oferecerem os melhores resultados aos clientes, sobretudo em termos de atendimento.

A lógica aqui é bem simples: estimular o desenvolvimento e bem-estar do colaborador para que ele sinta amor em trabalhar para determinada empresa e isso se reflita no tratamento oferecido aos clientes.

Como as empresas podem melhorar a imagem diante da sociedade?

Sem dúvida alguma, um dos maiores desafios das empresas consiste em fortalecer sua imagem e sua marca diante de uma sociedade onde há cada vez mais competição entre os concorrentes e exigências feitas pelos consumidores.

De acordo com as últimas tendências do mercado, e também considerando diversos estudos na área de marketing, as melhores maneiras para que as empresas fortaleçam sua marca é:

Investir em ações sociais

A sociedade, em geral, vê com muito bons olhos as empresas que investem em ações sociais, ou seja, aquelas que apoiam ONGs e demais iniciativas populares que têm por objetivo resolver ou amenizar problemas sociais.

Independente do porte ou ramo de atividade da empresa, ela sempre deverá reservar um orçamento para atender determinadas demandas sociais.

Investir em ações ambientais

A preservação do meio ambiente consiste em uma das maiores preocupações da população a nível mundial. Não há dúvidas de que somente as empresas que investirem em tecnologias limpas e em demais ações que visam proteger o meio ambiente é que manterão uma imagem muito mais sólida diante do mercado.

Isso é tão real que grandes corporações já contam com departamentos exclusivos para as questões de responsabilidade socioambiental, já que este é o futuro do planeta e não há como fugir.

A importância das mídias digitais

Para que as empresas possam manter uma excelente imagem diante da sociedade, é fundamental que elas saibam utilizar todos os recursos proporcionados pelas mídias digitais.

Esse quesito virou questão de sobrevivência, já que essas mídias se transformaram na maior vitrine de negócios em todo mundo.

Portanto, investir na elaboração e manutenção do site institucional, gestão da página do Facebook e demais canais virtuais consiste na melhor estratégia quanto aos principais tipos de comunicação organizacional.

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