Comunicação eficaz: treine sua equipe

A comunicação é uma das partes mais importantes da sua empresa. Sem ela, nada vai para frente. É preciso possuir uma comunicação eficaz e rápida com os funcionários, entre eles e da empresa com os clientes. Saiba como treinar sua equipe para ter uma comunicação eficaz e quais são os benefícios.

Possuir uma equipe capacitada e bem-preparada é essencial para o sucesso de uma empresa. Assim, investir na melhoria da comunicação é um investimento que, a curto e longo prazo, vai trazer resultados significativos. Mas, como fazer isso? Entenda agora.

Vantagens de treinar sua equipe para ter uma comunicação eficaz

Saiba as maiores vantagens de possuir uma equipe com comunicação eficaz:

• Mais credibilidade para a sua empresa. Com funcionários bem-preparados, os clientes procurarão seus serviços.

• Segurança. Quando uma empresa é desorganizada e não passa informações de forma correta, acaba afastando os clientes, que se sentirão inseguros de investir seu dinheiro em algo que parece incerto e bagunçado.

• Com uma comunicação eficaz, o dono saberá exatamente o que está acontecendo em sua empresa. Saberá os problemas que há, o que o ajudará a saber onde deve realizar reparos.

• Comunicação boa é melhor para os funcionários, menos confusão e menos erros, resultando assim em menos prejuízo.

Como treinar sua equipe para ter uma comunicação eficaz.

Como treinar sua equipe para ter uma comunicação eficaz

Confira as dicas a seguir e veja o que você pode fazer para aumentar a eficiência da comunicação no seu negócio.

Possua um local de divulgação de informações oficiais: Para que não haja desinformação ou confusões, é importante que a empresa possua um local onde os funcionários possam ver se há algum comunicado oficial, alguma instrução para determinados trabalho, como devem se portar, etc.

De preferência, um endereço on-line, porque se for em algum local físico da empresa, os funcionários teriam de se deslocar do seu posto de trabalho diversas vezes por dia para ver se há algum aviso. Isso resultaria na perda de tempo e, consequentemente, menor produtividade e menos dinheiro.

Treine sua equipe para ter uma comunicação eficaz.

Um site sobre os princípios da empresa é uma opção interessante e pode ser alimentado com as informações que você deseja que seus funcionários vejam.

Crie um canal de comunicação interna entre os funcionários e você: É imprescindível que haja um meio de os funcionários se comunicarem, para que não percam tempo. É muito mais rápido conversar por mensagens do que se locomover até a mesa de outro funcionário.

Existem diversos aplicativos ou programas que são específicos para a comunicação interna, são eles:

Trello: Esse site é indicado principalmente para empresas que têm grande fluxo de material a ser trocado entre os funcionários. É possível criar grupos, criar pastas por dia, com vídeos, fotos, checklist (para controlar melhor o que foi feito e as próximas atividades), etc.

Slack: Esse canal é perfeito para a comunicação interna das empresas, é similar ao chat de redes sociais, onde é possível conversar em grupo ou 1 a 1, é perfeita para que funcionários troquem informações sem ter que sair de sua cadeira. A plataforma unifica e-mails, mensagens e armazenamento de forma mais eficaz.

Google Talk (Hangout): Esse aplicativo, disponível em qualquer tipo de aparelho, também visa fortalecer a comunicação. Com o Google Talk (Hangout), é possível conversar com outros funcionários e com seus superiores como num chat de redes sociais, também é possível criar grupos.

Iclips: É um serviço totalmente pago e há limitação de quantos funcionários podem ter acesso, mas é uma ferramenta que tem como principal objetivo permitir que os donos da empresa vejam como está o andamento dos trabalhos, nível de produção, emissão de notas fiscais e controle econômico tudo em um só lugar.

Crie grupos: Relacionando com o último toque, crie em aplicativos ou sites para que eles possam se comunicar em horário de trabalho e trocar informações necessárias. Dependendo do ramo em que sua empresa se encontra, também pode ser interessante criar grupo com cliente.

Por exemplo, em uma agencia de publicidade, é interessante fazer grupos com cada cliente, para que, assim, ele possa falar quais ações deseja que a agência faça e assim por diante. O importante é mostrar para o funcionário ou para seu cliente que ele possui um canal que pode entrar em contato com você ou a sua empresa.

Utilize ferramentas para auxiliar na comunicação interna da sua empresa.

Acessibilidade de informações: Esse último tópico é a síntese dos anteriores. Independente de onde você desejar colocar as informações da empresa, é necessário que seja em algum lugar acessível. Por isso, o mais indicado é que seja em algum endereço on-line ou aplicativos.

Quanto mais fácil de achar as informações, mais rápido serão as respostas.

Como treinar sua equipe para ter uma comunicação eficaz.

Com essas ações, a comunicação tanto interna quanto externa da sua empresa será fortalecida, e isso trará bons resultados para o seu negócio.

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