Telefone: +55114199-9999 | Whatsapp: +1199928-3190

Single Blog Title

This is a single blog caption
14
dez

Os pilares da comunicação digital

A comunicação digital se tornou uma ferramenta de extrema relevância nas relações pessoais e profissionais do século XXI, dando origem a uma verdadeira revolução na forma como as empresas e as instituições do terceiro setor de se relacionam com seus públicos internos e externos.

Portanto, para quem deseja aumentar a rede de contatos (networking) e conquistar maior visibilidade no mercado, estar conectado é mais que uma obrigação: é uma necessidade.

A internet: o início de uma nova era para a comunicação

A internet transformou a comunicação digital em um fator condicionante do comportamento e da tomada de decisões para todos que, de uma forma ou de outra, estão conectados com a rede e que dependem dela para suas atividades pessoais e profissionais.

E engana-se quem acredita que o mundo virtual se resume ao público jovem. Pessoas de meia e da terceira idade já adotam as mídias sociais e os buscadores de pesquisa para diversas finalidades, principalmente para compras e para o consumo de conteúdos sobre qualidade de vida e economia.

A internet e a comunicação corporativa

Fazer parte do universo da comunicação digital não é importante apenas para relacionamentos pessoais, seja em função da busca por informações em tempo real ou para a troca de mensagens instantâneas nas redes sociais.

O progresso de uma empresa, relacionando produtividade e lucratividade, passa pelo marketing digital por meio das opções que a internet oferece. Chegar ao cliente ficou mais fácil, assim como fazer com que possíveis clientes tenham acesso a produtos ou serviços ao alcance de um clique.

A internet oferece o imediatismo, uma forma rápida de divulgação que alcança o maior número de pessoas possíveis em um curto espaço de tempo, proporcionando feedbacks instantâneos e facilmente mensuráveis por gestores e administradores.

Uma boa oferta de uma empresa gerará divulgações dos usuários da rede e de clientes que farão propaganda gratuita desse produto ou serviço, tudo isso com um investimento menor da organização em relação ao somatório de todos os meios de comunicação.

Em resumo, a mídia digital permite mensurar as ações de uma empresa, mostrando o melhor caminho a ser seguido nos negócios, além de garantir a possibilidade de um conhecimento mais certeiro do público alvo.

Não possuir um site ou um blog, um perfil no Linkedin ou uma página no Facebook para fins corporativos significa, literalmente, estar desligado desse conceito comunicacional e, por consequência, distante do cliente final e de melhores resultados financeiros.

Para entender melhor sobre esse assunto, vamos conhecer os quatro pilares da comunicação digital e descobrir como utilizá-la no ambiente corporativo de forma efetiva e empreendedora.

Os 4 pilares da comunicação digital

Para atingir o sucesso com a comunicação no âmbito virtual, existem quatro pilares que irão sustentar as estratégias e ações de relacionamento entre a empresa e seus stakeholders.

Com um bom planejamento de comunicação empresarial é possível conhecer quais os atalhos e canais utilizar dentro de cada mídia social, visando o direcionamento da marca para o seu público alvo.

Concluída a fase de planejamento, é hora de incorporar os quatro pilares da comunicação digital que são, por ordem de aplicação, o conteúdo, o engajamento, o relacionamento e a presença digital.

1.Conteúdo

O perfil de uma empresa, negócio ou pessoa física com conteúdo fraco ou desatualizado só irá afastar as visitas. Ninguém divulga aquilo que não gostou e dificilmente volta a acessar um conteúdo que não atingiu suas expectativas e necessidades.

Isso serve para tudo. Um site de comércio eletrônico que vende um produto sem foto ou sem instruções de uso, avaliações do item e demais informações perderá clientes para o concorrente que dispõe desses conteúdos descritivos.

Lembre-se que a comunicação digital é avaliada no mercado por empresas do mesmo segmento e somente um clique separa o cliente de um produto ou serviço disponível na internet por lojas diferentes.

2.Engajamento

Fazer um cliente engajar-se na sua ideia é primordial no marketing e na comunicação. Muitos publicitários afirmam que a propaganda cria o desejo do consumo, estimulando a curiosidade sobre os benefícios e exclusividades de uma marca.

No mundo digital, um feedback favorável vem em forma de publicações nas redes sociais e blogs. Essas publicações serão compartilhadas e vão “viralizando” a ponto de alcançarem pessoas em todo canto do mundo.

Um comentário positivo desperta a confiança de amigos e familiares dessas pessoas com relação ao produto ou serviço adquirido e favorece o engajamento digital de forma contínua e abrangente.

3.Relacionamento

Para que o consumidor engaje-se com uma marca é necessário relacionar-se com ele a ponto de torná-lo fiel. As pessoas costumam seguir marcas nas redes sociais muito mais do que possamos imaginar.

Elas estão atentas a tudo o que é novidade nas publicações dessas marcas. Assim, voltamos para a importância do conteúdo e do engajamento, dando retorno sempre aos questionamentos, comentários e sugestões dos clientes.

4.Presença digital

A presença digital nada mais é do que uma comunicação digital completa que utiliza todos os meios possíveis do ambiente virtual para chegar até o cliente de forma direta e indireta.

O Facebook vem tomando um tempo absurdo das pessoas, não só como ferramenta de lazer, mas também como fonte de informação. O Twitter é mais um canal de engajamento na busca por notícias em tempo real, assim como o Instagram, o Youtube e tantas outras plataformas.

O celular ajudou e muito nessa dependência virtual. Com ele, as pessoas permanecem conectadas durante o horário de trabalho, dentro do ônibus, em festas, restaurantes e até mesmo caminhando nas ruas e acessam todo o tipo de conteúdo disponível, inclusive quando precisam comprar algo pela internet.

Imagine quantas oportunidades são perdidas por empresas que não participam do ambiente virtual e não promovem a comunicação por meio das mídias sociais e dos canais eletrônicos de informação?

Acredite no poder da comunicação

A atualização das informações em tempo real oferece maior facilidade do encontro entre o cliente e a empresa, algo que ocorre de forma interativa e cômoda para ambos os lados graças à internet.

Para tanto, é preciso cumprir os quatro pilares da comunicação digital para que os relacionamentos organizacionais internos e externos sejam duradouros e projetem uma empresa no mercado com a participação efetiva de seus públicos.

Gostou deste artigo? Você pode conferir mais informações sobre comunicação e marketing acompanhando nossas postagens e compartilhando-as em suas redes sociais. Contamos com a sua participação. Até a próxima!

Deixe um comentário