Problemas de comunicação nas empresas: quais são os 5 mais comuns e como enfrentá-los

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas são os problemas de comunicação interna. Mas, para poder solucioná-los, é preciso, primeiramente, conhecê-los.

Afinal, sabendo quais são os problemas que afetam o ambiente interno e os efeitos nocivos causados por eles, fica mais fácil corrigir os processos empresariais e gerar economia de recursos.

Os problemas de comunicação interna nas empresas são mais comuns do que se imagina e, se não forem evitados e solucionados a tempo, podem se tornar grandes empecilhos para o crescimento do negócio.

E isso pode tomar proporções ainda maiores quando falamos de empresas com filiais espalhadas pelo mundo, que têm milhares de funcionários se comunicando – talvez de forma inadequada – ao longo do dia a dia de trabalho.

A disseminação correta da informação é muito importante para controlar possíveis erros de interpretação na comunicação. Afinal, é fato que, quanto menor a relação de informação com os colaboradores, maiores serão os problemas de desvio de informações e notícias inconsistentes, o que traz prejuízos para a organização.

Uma informação desencontrada pode colocar a perder um setor importante da empresa; e uma informação mal interpretada pode até abalar emocionalmente um membro da equipe profissional, colocando em constrangimento o colaborador e afetando o resultado do trabalho desenvolvido.

Diante de todo esse panorama, vamos falar dos problemas de comunicação nas empresas e como enfrentá-los em 5 situações. Confira!

Problemas de comunicação nas empresas: gerando informações falsas

Este é um dos maiores problemas de comunicação nas empresas: os ruídos que vivem dificultando e distorcendo as informações que deveriam seguir o curso correto. Estabelecer uma linha clara e objetiva da informação é muito importante, pois se cortam caminhos e encurtam-se processos, economizando muito tempo e dinheiro na empresa.

Uma das formas mais inteligentes de erradicar esse problema é criando um canal de informação oficial dentro da empresa, por meio do qual o colaborador está ligado diretamente com a organização. Com isso, eliminam-se os boatos e muitas outras situações que podem colocar a perder o rendimento da empresa.

Descentralizando as informações

Sem sombra de dúvidas, esta é a principal fonte de problemas de comunicação nas empresas e em vários outros segmentos de trabalho por todo o mundo. Diz respeito à qualidade da informação enviada, que deve chegar com clareza e qualidade até o principal receptor, que irá tomar decisões com base em determinada informação.

Imagine que você está no comando de uma construção muito importante e precisa passar uma informação adiante rápida e claramente, mas existe certa distância entre o seu posto de trabalho e o escritório mais próximo e você não pode se ausentar. Como fazer isso?

Ao transmitir a informação por meio de intermediários, a exatidão da mensagem pode acabar se perdendo e, com isso, muitos problemas podem ser desencadeados.

O mais correto em uma situação dessas é criar um canal direto entre os setores, no qual as informações e orientações fiquem disponíveis para serem utilizadas sempre que necessárias. Esse tipo de ferramenta deve estar dentro dos planos estratégicos da empresa, pois é de extrema necessidade.

Falta de diálogo entre os setores

A comunicação é feita de entrada, processamento da informação e saída. Esses passos precisam ser seguidos à risca, ou seja, a comunicação deve ser em mão dupla: devemos informar bem e sermos bem informados; devemos aprender a falar, mas também a ouvir.

É justamente aqui que está um dos grandes problemas de comunicação nas empresas: a falta de diálogo entre os próprios setores.

Saber interagir é fundamental. Falar de forma precisa e clara e fazer um bom papel de entrevistador – tirando a melhor informação do locutor – são boas formas de começar. É preciso entender o clima organizacional e se preocupar com a mensagem que você transmitiu aos seus receptores.

Gerando eficiência no envio da mensagem

Quando pensamos em disseminação de informação, nos referimos a algo abrangente, que envolve todos os meios de troca de informações possíveis. Mas é necessário perceber, também, que muitos problemas podem acontecer quando se usa, sem controle, várias formas de comunicação.

A ideia aqui é a de não gerar furos de informações. Se partirmos do pressuposto que nem todos os colaboradores têm um e-mail corporativo ou recebem qualquer tipo de informação, significa que não se está atingindo o máximo de eficiência nesse processo.

Uma boa estratégia para preencher essa lacuna é criar jornais empresariais – talvez em forma impressa, dependendo da empresa –, rádio ou TV corporativa. Essas são ótimas opções de disseminação de comunicação direta dentro dos setores de trabalho.

Equipes de trabalho criando grupos fechados

Outro grande problema de comunicação nas empresas está ligado diretamente à criação de grupos isolados entre as equipes de trabalho. Sem um canal oficial dentro dos setores da empresa, o espaço fica aberto para que cada um crie formas variadas de se comunicar, sem qualquer responsabilidade.

O fato é que, quando se exclui alguns colegas de trabalho, pode surgir rivalidade entre os setores e o clima organizacional fica abalado e desarmônico, o que deixa os colaboradores receosos e sem sintonia para cooperarem entre si.

Evitando problemas de comunicação nas empresas

Ainda hoje, os murais e jornais internos são usados como meios de comunicação dentro das empresas. Acontece que esses métodos já estão entrando na lista de ultrapassados. Por isso, na hora de estimular a comunicação, prefira um canal digital que todos possam acessar.

Claro que todos os problemas de comunicação nas empresas não vão acabar em um passe de mágica, mas as medidas apresentadas neste artigo, com certeza, ajudarão a reduzi-los, garantindo uma melhora significativa em relação ao bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, aumentando os rendimentos.

Para simplificar, vamos passar um passo a passo do que fazer para aumentar a qualidade na comunicação dentro da empresa. O primeiro ponto é criar um canal oficial para comunicação interna; depois, pense na melhor forma de utilizar uma linguagem simples e direta.

Seja constante nas postagens das informações e crie um ambiente atrativo para os colaboradores. Assim, você os manterá sempre bem informados e por dentro dos valores da empresa.

Quando a informação é passada com clareza, a cultura da empresa é empregada de forma mais positiva. Com isso, as atividades são facilmente assimiladas e executadas. Confie em um bom método para garantir que a informação seja claramente transmitida e recebida pelos colaboradores.

Caro leitor, o que você achou deste artigo? Foi interessante? Esclareceu suas dúvidas? Caso tenha gostado, não deixe de comentar, curtir e compartilhar em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *