Plano de comunicação: por que ele é vital para sua empresa?

Vivemos em um mundo globalizado e sabemos que as trocas de informações se tornaram muito necessárias e que essas alterações em nossa rotina também têm influência nas grandes empresas, o que acaba gerando a necessidade de se investir em um plano de comunicação.

Investir em uma boa estratégia de comunicação para sua empresa inevitavelmente trará mais resultados na produção. Um plano de comunicação bem traçado pauta vários segmentos e setores da empresa.

Este plano de comunicação não é apenas uma estratégia bolada inicialmente e pronto. Para que isto funcione, é prudente que tais metas traçadas sejam revistas e atualizadas periodicamente, assim como as metas e objetivos das empresas mudam, os planos também.

O plano de comunicação é uma verdadeira metamorfose, já que, de tempos em tempos, setores e funcionários acabam tendo necessidades diferentes.

Em síntese, sabemos que uma boa estratégia de comunicação para uma empresa busca melhores formas de transmitir uma mensagem, definir um canal oficial para o público interno e externo, além de também traçar a periodicidade adequada para se entrar em contato com um determinado público.

Quando se começa a traçar metas de comunicação, a primeira coisa a se fazer é descobrir as necessidades da empresa. Aqui estão algumas perguntinhas básicas que vão ajudar neste quesito:

Em primeiro lugar, é preciso saber para quem passaremos a mensagem, ou seja, o público-alvo, ou públicos-alvo.

Depois, é preciso observar a palavra “o que?”. Esta simples pergunta define as mensagens prioritárias que serão passadas ao público predeterminado, pois, para se ter uma comunicação eficiente é necessário que a mensagem chegue a pessoa certa.

Posteriormente, devemos nos ater a pergunta “quando?”, já que é de suma importância que a informação seja disparada no momento certo, para assim surtir efeito junto ao destinatário desta mensagem.

Também devemos prestar a atenção no “por que?”, pois é nesta resposta que identificaremos os resultados que desejamos encontrar nas mensagens que repassamos ao público-alvo.

Para que uma informação seja disparada de maneira correta, temos também que analisar o “como”, ou seja, qual canal utilizaremos, para que a mensagem chegue com eficiência até o receptor.

E por último, o “por quem?”. O porta-voz, ou seja, o remetente da mensagem que definirá a melhor linguagem a ser utilizada para atingir determinado grupo de pessoas. Um exemplo claro disso seria a utilização de uma linguagem muito formal quando se pretende atingir um grupo de pessoas que tem pouca instrução.

Por que ter um bom plano de comunicação?

Sem nenhum ensejo, sabemos que utilizar um método errado seria um erro gravíssimo na estratégia do plano de comunicação, pois a linguagem tem que estar de acordo com quem você pretende atingir com a informação que será passada.

A fixação e a criação do posicionamento da marca estão entre os vários benefícios obtidos ao se investir em profissionais que traçarão um plano de comunicação que se adapte a empresa.

Além disso, quando se investe na comunicação, o gestor terá uma melhor ideia sobre como o público enxerga a empresa. Diante disso, abre-se um precedente para a procura de melhorias junto à marca e ao mercado.

Como dito no início desse artigo, a comunicação é mutável, portanto, quando se investe nela, os diretores, junto ao setor responsável pela comunicação, definirão melhor os próximos passos a serem dados para atingir uma melhor comunicação interna.

Ao elaborar um plano de comunicação é de suma importância obedecer todos esses tópicos supracitados. Não adianta de nada criar um plano comunicacional para a sua empresa em que mensagem será disparada para um grupo que não tem a menor afinidade ou interesse na organização.

Para que a empresa acerte em cheio em sua estratégia e consiga ver os benefícios que acontece quando a empresa se preocupa com a comunicação, é necessário que se analise outros fatores como condições da legislação, econômicas, e aspectos culturais, financeiro e ideológico do público que se pretende atingir com as informações.

O que é necessário para se construir um bom plano de comunicação?

Para se construir um bom plano de comunicação é preciso conhecer bem os hábitos de consumo e também os desejos dos seus possíveis clientes. Posteriormente, também é necessário que se analise bem os canais de comunicação, para se certificar que o canal usado é realmente o adequado para utilizar na hora de transmitir a mensagem.

Avalie o alcance de determinado canal e o interesse do público. Um exemplo claro disso é o Facebook. Atualmente, toda empresa possui uma página da organização nesta rede social.

Isso não é nenhuma coincidência, acontece porque esse canal é de grande interesse público e, por isso, também é procurado para reforçar os valores de uma determinada marca ou empresa, sendo também um canal de relacionamento com o cliente.

O mais importante de tudo vem depois das análises: a definição de metas e objetivos do plano de comunicação. Afinal, tudo que é traçado é em prol do que se espera que a empresa ganhe ao investir na parte comunicacional.

Quando a organização lança um novo produto no mercado, o que se espera é que o plano de comunicação faça com que o público da empresa conheça essa novidade, e, posteriormente, faça com que esse produto seja vendável no mercado.

Sabendo o que uma empresa deseja alcançar dentro deste concorrido mercado. O próximo passo é definir como chegar lá, determinando e criando minuciosamente um cronograma que girará toda a estratégia da empresa, e, caso seja executado com perfeição, trará benefícios como um todo para a empresa.

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