Os essenciais objetivos da comunicação empresarial

Quando falamos em comunicação empresarial, estamos falando de uma ferramenta indispensável para as empresas modernas.

O planejamento empresarial nada mais é que várias diretrizes traçadas estrategicamente com o objetivo de melhorar os resultados e a imagem da empresa dentro do mercado.

Tal conceito é mutável, principalmente quando observamos as mudanças que ocorrem no público-alvo que determinada empresa ou organização pretende atingir.

Além disso, com a concorrência cada vez mais acentuada e com a existência das novas tecnologias, um plano de comunicação diversificado é de grande importância.

Vale lembrar alguns conceitos antigos que podem levar o gestor de uma empresa a cometer um equívoco. Por exemplo, muitas vezes a comunicação empresarial é taxada como apenas um meio de divulgação de notícias favoráveis da organização, o que é um mito.

Na verdade, quando falamos ou investimos em comunicação empresarial, estamos com um foco muito mais abrangente em vários setores da organização. Muito mais que apenas uma ferramenta de divulgação de notícia, a comunicação empresarial está ligada à melhora da capacidade da empresa de competir em um mercado cada vez mais acirrado.

Por isso, quando estamos neste setor de veiculação e produção de informações de uma empresa, precisamos encará-lo como comunicação integrada, ou seja, uma ferramenta que abrange várias áreas de planejamento estratégico, tais como assessoria de imprensa, comunicação interna, relações públicas, organização de eventos e publicidade e propaganda.

E é por esta grande diversidade de profissionais de outras áreas que a comunicação empresarial pode ser trabalhada por jornalistas, publicitários ou até mesmo relações públicas.

Além disso, em várias organizações, podemos notar que os responsáveis pelo plano de comunicação empresarial é gestor ou diretor. Isso porque não adianta acharmos que este é apenas mais um setor da empresa.

A comunicação empresarial é para ser exercida por quem tem conhecimentos de gestão de uma organização, para que as metas e planejamentos traçados estejam de acordo com a missão e o objetivo que a empresa busca.

Veja bem, quando você está em uma entrevista de emprego, é de suma importância que as palavras sejam convincentes e você passe confiança para o entrevistador, no intuito de passar uma imagem positiva a respeito do seu profissionalismo. Pode não parecer, mas para que isso aconteça, a comunicação é muito importante.

Para uma empresa, a situação é bem parecida, por isso da importância da comunicação empresarial, pois ela busca como essência fazer com que os setores da empresa se organizem da melhor forma, alcançando a meta e os objetivos traçados por uma determinada empresa.

Apesar de alguns autores fazerem questão de tentar diferenciar comunicação interna da comunicação organizacional, não faremos esta distinção, pois, neste momento, o nos interessa é que o leitor saiba que a comunicação empresarial está diretamente ligada à melhor produção e, claro, à lucratividade da organização.

Indo um pouco mais afundo no conceito de comunicação, no intuito de explicitar o motivo de a comunicação ser tão importante para as empresas modernas, observamos que a palavra tem sua origem no latim “comunicare”.

Desde o início dos tempos, a comunicação exerce importante papel dentro da sociedade. E na empresa não seria diferente.

A comunicação empresarial serve como uma ferramenta de integração, instrução e também de troca mútua que corrobora com o desenvolvimento dos objetivos da organização.

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É sempre válido lembrar que quando nos comunicamos de forma eficiente, estamos induzindo o receptor da mensagem a nos dar, informalmente, um voto de confiança. Isso é o que acontece quando se traça um plano de comunicação de forma estratégica e eficiente para uma empresa.

A comunicação interna de uma corporação é importante porque trata de transmitir mensagens eficientes para o seu público interno. Atente-se que os empregados são os primeiros clientes de uma empresa e um verdadeiro operário para transmitir valores e a missão da empresa para o público interno.

A essencial comunicação interna de uma empresa comumente é conhecida como endocomunicação ou endomarketing. Como supracitado, tem a função de fazer circular as informações que são direcionadas aos empregados.

A endocomunicação pode ser vertical ou horizontal. Sendo informações que respeitam o nível hierárquico e portanto, de cima para baixo ou até mesmo de baixo para cima, quando a empresa está disposta a ouvir o que os seus funcionários têm a dizer.

É bom lembrar que empresas modernas têm grande preocupação em escutar seus funcionários, pois estes são peças importantes para os gestores, pois podem comunicar problemas dentro das empresas, demonstrando resultados, sejam eles positivos ou negativos, e até mesmo quando sugerem melhoras nos setores.

Para que toda esta engrenagem funcione, é de grande importância escolher o melhor meio de comunicação a ser usado. Não adianta de nada usarmos uma ferramenta que não atingirá em cheio o público-alvo que é o destinatário de uma determinada informação.

Uma dica simples é que ajuda demais os gestores e coordenadores de comunicação é escolher canais que são muito influenciados pela cultura dos destinatários de determinada informação.

Além disso, saber o contexto da situação e usar o discernimento são variáveis que não podem deixar de ser considerados na hora de produzir a informação.

Por fim, é essencial se utilizar das estratégias de comunicação interna, pois as mesmas consistem em um processo que podemos chamar de desencadeamento de diversos agentes, que passam por vários processos desde a emissão da mensagem.

Em seguida, a informação disparada passa pela recepção do público-alvo, previamente determinado e, como consequência disso, ocorre o feedback.

Com a grande importância que a comunicação exerce na sociedade e também nas empresas, não se pode descartar que esta é uma ferramenta essencial nos tratos organizacionais.

Desta forma, é preciso que o gestor sempre esteja atento a esta ferramenta, pois um erro pode interferir até mesmo na lucratividade da organização.

Planejar a comunicação de uma corporação envolve levar em consideração os receptores da informação e os desdobramentos que podem acontecer em relação à imagem da empresa para o público interno e para a sua imagem no mercado.

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