Telefone: +55114199-9999 | Whatsapp: +1199928-3190

Single Blog Title

This is a single blog caption
6
set

Mitos e verdades sobre a internet móvel

O acesso da internet móvel vem crescendo no Brasil, principalmente em função do grande número de dispositivos móveis que circulam nas mãos dos brasileiros.

De acordo com dados da Anatel divulgados em junho de 2016, temos hoje no país 253,4 milhões de acessos ativos na telefonia móvel, sendo 178,76 milhões com planos pré-pagos e 74,65 milhões pós-pagos.

Talvez nem todos tenham o serviço de internet móvel em seus aparelhos, mas com certeza 80% destes o possuem. Há também aqueles que optam por não aderir a um plano de dados para o seu celular, em função de ter o serviço de internet móvel em casa via wi-fi.

Outra pesquisa que também foi divulgada neste ano, desta vez pelo IBGE, através do Suplemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2014 revelou um dado histórico no que diz respeito à internet móvel.

No ano da pesquisa constatou-se que é maior o percentual de usuários que utilizam a internet no celular que no computador. Isto mostra o grande crescimento e importância da internet móvel na atualidade.

Em 2013, 88,4% das pessoas utilizavam a internet em casa pelo computador. Em 2014, esse dado recuou 11,8%, chegando a 76,6%.

Já a proporção de domicílios que acessavam a internet pelo celular sofreu o processo inverso, passando de 53,6% para 80,4%, o que demonstra um crescimento de mais de 25%.

Esses dados são o reflexo do nosso cotidiano, da modernização e mostram a eficácia da internet móvel que está presente em 80% da vida das pessoas que acessam a internet pelo celular.

E não é só pelos aparelhos de telefone móvel, outros tipos de dispositivos como o tablet e o notebook também tem têm uma grande demanda de acesso via internet móvel. Estes aparelhos estão se tornando mais eficazes ao longo do tempo, com o avanço da tecnologia.

Eles são portáteis, podem ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar e por isso, e pela facilidade também da internet móvel, seja ela com 3G, 4G ou wi-fi estão se tornando indispensáveis, tanto no ambiente de trabalho, quanto para fins pessoais.

internet movel 1

O celular é um dos aparelhos com maiores acessos na internet móvel.

De 2013 para 2014, último ano de divulgação de dados do IBGE sobre o tema, o uso da internet fixa diminuiu 5,2 pontos percentuais, atingindo 71,9% das casas com internet.

No mesmo período a internet móvel teve um crescimento de 19,3%, chegando a 62,8% dos domicílios com internet. Processo que não faz parte apenas da realidade de residências.

As empresas estão vendo cada vez mais a necessidade de adquirir telefones com pacotes de dados para colaboradores localizados em setores estratégicos das empresas.

Está trocando-se o uso do telefone para ligações, pela praticidade das conversas por áudio e mensagens de texto, através de aplicativos como whatsapp ou telegram.

E para garantir que a mensagem chegue e que o funcionário possa também se comunicar é importante ter um bom plano de dados disponível para este colaborador.

Até porque em muitas empresas as obrigações de trabalho ultrapassam o período em que as pessoas estão fisicamente dentro da companhia, e por este motivo os planos corporativos de celular e internet facilitam esse contato, além da continuidade do trabalho fora do horário em que se está dentro da empresa.

De uns tempos para cá, a internet móvel tem mostrado uma maior qualidade em termos de serviço, embora alguns problemas às vezes apareçam.

O que é certo é que a internet móvel está cada vez mais presente na vida das empresas e das pessoas como um todo.

Um estudo realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação aponta uma mudança no perfil da infraestrutura de tecnologias de informação e comunicação nas empresas brasileiras.

Conforme divulgado nesse trabalho, entre os anos de 2012 e 2015, houve um aumento na contratação da conexão de internet com faixas de velocidade mais alta. Fator fundamental para quem trabalha com transmissão de um grande volume de dados como fotos, documentos, planilhas, etc.

No ano de análise, 2015, ficou constatado que houve um aumento de praticamente 100% em relação a 2012 (21% para 40%) de empresas que começaram a contratar uma velocidade acima de 10 Mbps.

Enquanto a queda na contratação de planos de 1Mbps diminuiu, no mesmo período, mais que a metade, passando de 19 para oito pontos percentuais.

Ainda segundo a pesquisa esse movimento foi percebido em empresas de diferentes portes, pois, embora a contratação de mais dados signifique um maior investimento, ela também representa maior agilidade e rapidez da internet móvel, e a certeza de que no meio de uma reunião importante você não terá problemas para mostrar algo que exija uma boa internet a um cliente.

Apesar de esses números mostrarem uma grande disseminação da internet, há ainda quem tenha algumas dúvidas na hora de contratar um serviço específico, até porque se escuta de tudo quando o assunto é internet móvel ou até mesmo fixa. Então, vale a pena analisar o que é mito e o que é verdade na hora de contratar o serviço.

Mitos e verdades sobre a internet móvel

A internet móvel tem uma queda de qualidade em função do tempo?

Para entender essa questão podemos comparar duas situações. Primeiramente, você está na sala da sua casa conversando com uma amiga. Estão apenas vocês duas no ambiente, então você não tem problema nenhum em entender o que ela fala, porque estão sozinhas e em local tranquilo sem interferências externas.

No segundo cenário, estão você e sua amiga em um local com muito barulho e vocês estão tentando conversar. Obviamente, a comunicação não será a mesma. Talvez você tenha que gritar, repetir a mesma coisa algumas vezes para a comunicação de fato fluir.

O mesmo processo acontece com o sinal da sua internet móvel ou internet via rádio. As interferências do clima, local com muita gente e de estar em deslocamento ou parado em um ponto específico tentando utilizar o serviço podem interferir na qualidade do sinal.

internet movel 4

Dependendo de onde você estiver o sinal da sua internet portátil poderá oscilar.

A tecnologia 4G tem mais velocidade que a 3G?

Por ser a quarta geração de tecnologia de rede ela permite a transmissão de dados de forma mais rápida que o 3G, acompanhando todo o histórico de evolução da internet, que começou com a internet discada e hoje temos outras tecnologias mais rápidas que nos permitem utilizar a tecnologia com maior rapidez e eficácia.

A internet 4G é mais rápida que a banda larga fixa?

Dependendo da velocidade que você tem em casa ou até mesmo na sua empresa, a internet móvel 4G, pode ser, sim, mais rápida. A velocidade de conexão no 4G é 5 Mbps para download e 500 Kpbs para upload.

Com a expansão da tecnologia 4G ainda é válido contratar a conexão de internet móvel 3G?

Todos os aparelhos, hoje em dia, estão prontos para a conexão 4G, mas como aparelhos mais antigos não têm essa possibilidade, a tecnologia 3G segue sendo uma opção.

Apesar da velocidade inferior, ela funciona bem para baixar e usar aplicativos, visitar sites e para a utilização de redes sociais. A opção é do usuário, se você está satisfeito com o serviço pode mantê-lo.

A internet 4G consome mais do pacote de dados?

Isso é um mito. Ela oferece maior velocidade, mas o consumo é o mesmo usado, caso você aderisse a um plano 3G. O que, sim, é verdade, é que a maior velocidade faz aproveitar mais o produto. Consequentemente, promove o maior consumo do pacote.

A internet 4G consome mais bateria?

Mito. Ao contrário, devido à maior velocidade, se comparada com a conexão 3G, economiza-se a bateria. Pois uma página que demora trinta segundos para se abrir com o 3G, leva menos da metade do tempo na outra tecnologia.

Capas com material metálico podem interferir no sinal da internet móvel de celulares?

Especialistas na área da engenharia confirmam que materiais metálicos podem, sim, atrapalhar o sinal de internet, pois são elementos condutores. Por isso, capas feitas de plástico, sem nenhum tipo de metal são as mais recomendadas para quem quer fazer um bom uso do serviço.

Colocar uma fita adesiva para prender o chip ao telefone pode melhorar o sinal da internet móvel?

Mito. Não invente o que não existe. Não há espaço para uma fita adesiva, durex ou qualquer outro tipo de fita entre o chip e o local de encaixe. Algo deste tipo, pode inclusive dar problemas no chip ou até mesmo no aparelho.

Se você se identificou com esta situação e precisa de um melhor aproveitamento da sua internet móvel, essa é uma possibilidade interessante para agilizar o seu trabalho.

Se você tem dúvidas sobre o melhor plano e a utilização da internet móvel, a Vivo conta com profissionais preparados que dão um atendimento personalizado e respondem a todas as suas dúvidas.

A Vivo conta com um time de consultores, que pode ir até a sua empresa e esclarecer todas as dúvidas pessoalmente. Atendimento de primeira com um serviço de qualidade que atende as necessidades dos clientes. A Vivo é a operadora que tem o melhor sinal de internet móvel.

Para mais informações sobre os planos de internet móvel que a Vivo tem para a sua empresa, entre em contato com um dos nossos consultores através do chat on-line ou ligue para o telefone (11) 4199-9999.

E quer saber mais sobre os serviços da Vivo e ficar por dentro de todas as novidades em termos de tecnologia para a sua empresa. Siga acompanhando nosso blog. Sempre temos novidades e informações de qualidade.

 

Deixe um comentário