Telefone: +55114199-9999 | Whatsapp: +1199928-3190

Single Blog Title

This is a single blog caption
23
dez

Internet fixa: diferenças entre ADSL, rádio, cabo, fibra ótica e satélite

Por mais que atualmente existam diversas formas para acessar a internet com o uso de equipamentos móveis, tais como modens e até mesmo os celulares, a internet fixa ainda é a que apresenta maiores vantagens ao usuário.

Os motivos para esta diferença são muitos—desde a estrutura do local, passando pelos equipamentos utilizados até o tipo de tecnologia. Para saber um pouco mais sobre este assunto, basta conferir nosso post!

Internet fixa – principais vantagens

Com relação às principais vantagens quanto à utilização da internet fixa em comparação aos demais equipamentos móveis, destacam-se:

Qualidade do sinal

Sem sombra de dúvidas, a qualidade do sinal da internet fixa é infinitamente superior a do sinal de internet móvel.
O sinal tem muito mais estabilidade e desempenho, evitando as indesejáveis “quedas” ou até mesmo aquela terrível lentidão de acesso e de navegação pela internet.

Abrangência de alcance

Outra vantagem diz respeito à abrangência, sendo que a fixa possui muito mais alcance que a móvel.
A razão disso é que a internet banda larga é instalada por meio da rede elétrica, chegando facilmente às residências em todo país.

Velocidade

Esse tipo de internet também apresenta uma velocidade muito maior, se comparada à da internet móvel, permitindo que os usuários possam acessar sites, redes sociais, assistir vídeos, jogar, baixar filmes, músicas e demais conteúdos sem maiores problemas.

Internet fixa – vantagens e desvantagens de cada sistema

Com relação à internet fixa, cada tipo de conexão oferece vantagens e desvantagens muito específicas. Por isso, é importante detalhar cada um deles.

ADSL

A ADSL consiste em uma conexão fixa de internet que utiliza uma linha telefônica como base para sua instalação.

Vantagens

Fácil instalação
Esse tipo de sistema de internet costuma ser bastante fácil com relação à instalação, sendo necessário apenas a existência de uma linha telefônica e um modem ADSL. A instalação é bem rápida e em poucos minutos, o acesso já está liberado para o usuário.

Valor acessível
O valor desse serviço é bastante acessível, sendo um dos mais comuns nas residências brasileiras.

Não ocupa a linha telefônica
Esse tipo de internet mantém a linha telefônica livre, sem interferir no recebimento e realização de ligações.

Desvantagens

Dependência da linha telefônica
Pelo fato de esse tipo de internet ser absolutamente dependente da linha telefônica, ao menor problema com relação a esta linha, a conexão com a internet é automaticamente afetada.

Não é recomendada para empresas
Esta internet não é recomendada para empresas e servidores, por causa da limitação da velocidade de upload.

Rádio

A internet via rádio é também uma das mais comuns, já que ela está presente sobretudo em locais públicos como restaurantes, shoppings, cafés, bares etc.

Ela tem este nome justamente porque funciona como um rádio, já que a transmissão do sinal é feita por uma antena instalada.

Dessa forma, a antena instalada levará, por meio de um cabo, o sinal até o modem que será responsável pela liberação da conexão com a internet.

Vantagens

Fácil instalação
A instalação da internet via rádio não exige prévio cabeamento, pelo fato de a conexão ser sem fio.

Alta velocidade
A velocidade proporcionada por esta internet é excelente, inclusive para downloads.

Não necessita de linha telefônica
A internet via rádio não necessita de linha telefônica, favorecendo ao usuário maior mobilidade quanto à aquisição desse serviço.

Valor acessível
A instalação e manutenção dessa internet possui valor bem acessível, já que não são demandados cabeamentos, linha telefônica e provedor.

Desvantagens

Barreiras
Caso existam barreiras próximas à área na qual a antena foi instalada, isso pode comprometer bastante a conexão.

Problemas com suporte
Infelizmente não são todas as prestadoras de serviço de internet via rádio que oferecem um suporte rápido e eficaz.

Influência de chuvas
Nos dias chuvosos a velocidade da conexão é bastante reduzida podendo chegar à ausência de conexão com a internet.

Ausência de IP
O usuário da internet via rádio não tem um IP para sua máquina. Isso faz com que o desempenho em torrents seja baixo e também impossibilita a existência de um servidor.

Cabo

Esse tipo de internet é bastante semelhante à ADSL. No entanto, a via cabo possui velocidades de download e upload iguais e a conexão é feita pelas operadoras de TV a cabo.

Vantagens

Excelente velocidade
Uma das maiores vantagens com relação à internet fixa via cabo é a excelente velocidade proporcionada por ela, inclusive para downloads.
Isso faz com que ela seja ideal para o uso de torrents e também favorece a obtenção de IDs altas.

Não necessita de linha telefônica
Diferente da internet ADSL, esse tipo não exige a instalação prévia de linha telefônica.

Desvantagens

Necessita de prévio cabeamento
A instalação da internet via cabo necessita da existência de um cabeamento de televisão e modem específico.

Velocidade oscilante
A velocidade da conexão desse tipo de internet fixa pode sofrer significativas reduções, sobretudo em horários de pico.

Satélite

Esse tipo de internet é geralmente utilizado em lugares onde a internet convencional não funciona ou em situações em que o usuário do serviço precisa se movimentar constantemente (localidades rurais, veículos ou navios em alto mar). A área de abrangência é mundial, já que os satélites ficam no espaço.

Vantagens

Velocidade
Esta internet é a que oferece melhor velocidade, se comparada aos outros tipos de conexão. Isso inclui a velocidade de downloads.

Maior cobertura
Pelo fato de esta internet ser via satélite, permite uma cobertura extremamente abrangente, tornando possível estabelecer uma excelente conexão até mesmo no meio de uma floresta.

Desvantagens

Carência de provedores
O mercado ainda não disponibiliza provedores suficientes para este tipo de serviço, que exige um pouco mais de complexidade.

Tecnologia cara
A internet via satélite ainda consiste em uma tecnologia bastante cara, em todas as etapas do processo.
Para instala-la é necessário ter uma antena muito específica, que custa algumas centenas de reais.

Fibra ótica

A fibra ótica consiste em um meio de transmissão que possibilita o tráfego de dados em altíssima velocidade.
A fibra transmite o sinal por meio de reflexões de raios laser por todo o cabo, favorecendo uma capacidade de transmissão inigualável, considerada à tecnologia de transmissão mais moderna e eficaz do mundo.

Vantagens

Velocidade
Conforme mencionado, a estrutura da fibra ótica permite uma alta velocidade de conexão, fazendo com que o usuário consiga utilizar todos os serviços disponibilizados na internet, incluindo baixar filmes, músicas etc.

Estabilidade do sinal
Outra vantagem com relação a este tipo de internet é a estabilidade do sinal, que dificilmente sofrerá interferências eletromagnéticas.

Fácil instalação
A internet com fibra ótica é de fácil instalação e sua estrutura é composta por matéria-prima bastante abundante.

Desvantagens

Maior custo
Por ainda ser considerada uma tecnologia nova, o custo com esse tipo de internet é maior, se comparado a outros como ADSL, por exemplo.
No entanto, algumas operadoras, entre elas a Vivo, já oferecem este serviço a preços mais acessíveis.

Dificuldade para ramificações
Com relação a este tipo de internet, torna-se mais viável uma rede ponto a ponto. Este tipo de rede não é favorável para conexões tipo “T”, ocasionando grande perda de dados.

A importância da internet fixa nas empresas

Sobretudo no que se refere aos serviços de internet disponibilizados para empresas, é imprescindível que sejam da melhor qualidade possível, já que serão várias pessoas usando a rede ao mesmo tempo.

Os planos para celular com pacote de dados móveis e os modens disponibilizados para alguns colaboradores deverão ser utilizados apenas em casos de viagens ou para equipes de vendas, por exemplo, que ficam um longo período do dia fora do escritório.

Itens como velocidade, estabilidade do sinal, preço acessível e rápida instalação sempre devem ser considerados com bastante cautela antes de escolher o tipo de internet mais adequado para a empresa.

A importância da internet fixa nas residências

Sobretudo nas residências onde várias pessoas acessem a internet ao mesmo tempo e com diversas necessidades (páginas, redes sociais, vídeos, músicas, jogos etc.), é imprescindível contar com a máxima qualidade dos serviços.

Além disso, cada vez mais pessoas em todo mundo têm desempenhado suas atividades profissionais em casa, de modo que uma internet de qualidade é fator fundamental para conseguirem trabalhar, atender clientes etc.

Assim como nas empresas, questões relacionadas à velocidade, estabilidade do sinal e preço acessível devem ser avaliadas.

O que a Vivo oferece?

A Vivo é a empresa de telefonia que mais tem se destacado quanto à disponibilização de serviços de internet fixa de qualidade incomparável e a preços acessíveis, em atendimento às mais diversas necessidades empresariais e residenciais.

Basta falar com um consultor para se informar sobre os detalhes referentes a todos os serviços de internet, tanto fixa quanto móvel, usufruindo de todo conforto, comodidade e excelente atendimento de uma empresa líder de mercado.

Sem dúvida alguma, vivemos na Era Digital e contar com o que há de mais moderno com relação aos serviços de internet fixa é fundamental para se manter conectado com o mundo.

E então, o que achou desse post? Compartilhe conosco sua opinião e continue acompanhando nossos conteúdos.

Deixe um comentário