Como melhorar o seu processo de comunicação

Olá, pessoal! O post hoje fala sobre o processo de comunicação, e como ele pode ser melhorado.

Sabemos que o processo de comunicação é um ponto importante dentro de qualquer âmbito, seja ele profissional ou pessoal.

Por isso, vamos falar um pouco sobre o processo de comunicação e como podemos fazer para leva-lo para dentro do nosso negócio, para que, assim, a comunicação seja feita de maneira eficaz.

Esse assunto é um tabu em muitas empresas. Infelizmente, isso acontece em empresas de todos os ramos, e, contraditoriamente, também em empresas de comunicação. Estamos falando do problema da comunicação interna.

Primeiramente, precisamos entender que comunicar significa facilitar o entendimento de determinada mensagem ou conteúdo, englobando os caminhos que levamos para abrir essa facilitação e fazer com que as pessoas compreendam uma mensagem.

Isso vale, inclusive, para o processo de comunicação interna. É preciso desbloquear os caminhos e compreensões entre os gestores e colaboradores. Os caminhos e compreensões das razões pelas quais a empresa segue por determinado rumo e porque certas atitudes são tomadas e metas estabelecidas.

Seja o exemplo, faça a diferença

Se não trouxermos as pessoas que estão próximas a nós para caminharem como um corpo só, na compreensão daquilo que temos como meta, e no entendimento de um objetivo, não estaremos comunicando.

Comunicação é conseguir traduzir para a realidade do outro aquilo que está sendo dito por você.

O primeiro passo seria lembrar de que não adianta, simplesmente, afixarmos a empresa em murais, como, infelizmente, acontece ao longo do tempo. Vemos no estúdio, no refeitório e nos corredores mensagens de motivação dizendo “Vista a camisa!”, “Nós somos legais”, “A empresa é boa, as pessoas são felizes” se não executarmos isso como prática no dia-a-dia.

As pessoas estão olhando para o que somos, e não necessariamente ouvindo aquilo que dizemos. Sendo assim, o primeiro caminho para um processo de comunicação eficiente é dar o exemplo.

Ser o líder, aquele que é o primeiro a fazer, aquele que mostra, em sua prática, por que quer que as pessoas levem o trabalho a sério.

Se não deixarmos isso claro em nossa postura, na maneira que agimos, na maneira que lidamos com as pessoas e com a empresa, isso nunca será compreendido ou recebido de maneira correta pelos colaboradores.

Podemos e devemos utilizar as ferramentas do processo de comunicação, como o e-mail. Isso é muito importante.

Os cartazes, as reuniões que as empresas gostam de fazer, cafés da manhã, bate-papo, premiação, funcionário do mês, também têm uma função importante no processo de comunicação.

Porém, nada disso é suficiente se o exemplo não fizer parte de nós como atitude, como postura de relacionamento e de seriedade em levar a empresa.

O primeiro vínculo que estabelecemos em um processo de comunicação interna eficaz é a partir do exemplo e da postura.

Em segundo lugar, crie vínculos entre os departamentos.

O engajamento da sua equipe depende muito do processo de comunicação interno.

Escute seu colaborador, ele é tão importante quanto você

Nas empresas existe muito diz que me diz e fofocas. Um acha uma coisa, o outro acha outra. Um departamento acha que é mais importante que o outro. Um encara determinada diretriz de um jeito e o outro encara de outro jeito. E, então, todos ficam dando cabeçada e ninguém segue na mesma direção.

Sendo assim, crie vínculos entre os departamentos. Deixe claro a todos quais são as diretrizes e quais são as posturas e o porquê que aquele caminho foi escolhido.
Se alguma vinheta ou programa for ao ar, peça a ajuda de todos. Ouça todos. Peça opinião. Ouça sugestões. Faça isso de maneira verdadeira, e não apenas pedir ajuda e não ouvir a voz do colaborador.

Isso traz um efeito contrário e é muito prejudicial à empresa. Ouça realmente as sugestões e peça participação das pessoas.

Quando entendemos que uma empresa de comunicação ou de qualquer outra área é levada a partir de uma visão de corpo, onde cada um tem sua função, mas todos têm o mesmo objetivo, conseguimos um processo de comunicação eficaz.

Precisamos motivar cada parte do corpo a executar a tarefa, à sua maneira, da maneira mais eficaz possível.

Uma linguagem única, clara e objetiva é uma grande ferramenta de comunicação.

Devemos entender a comunicação interna como um todo e não isoladamente a partir de pequenas atitudes como, por exemplo, os murais afixados.

Recentemente, recebemos um e-mail de um radialista. Lá dizia que no refeitório da empresa existiam alguns avisos tais como: “Ao invés de ficar falando da vida dos outros ou da rádio, vá trabalhar e trabalhe direito”. Como podemos esperar que em uma empresa de comunicação, que é movida pela criatividade e pela imaginação e onde o ambiente deve ser agradável, um processo de comunicação como esse seja eficaz?

A comunicação não diz somente aquilo que está expresso ou estampado naquelas letras, naquelas palavras. A comunicação diz, também, uma mensagem subliminar.

A partir de uma mensagem como essa, pressupomos um tom ameaçador, ou acusatório, deixando muito claro como as pessoas, ou pelo menos os líderes, encaram os funcionários e a empresa..

As mensagens traduzem o ambiente

Devemos buscar boas mensagens a partir do exemplo e precisamos levar a sério o processo de comunicação interna.

As pessoas devem saber o que acontece na empresa.

Ventile no ambiente aquilo que foi estabelecido como importante na empresa e no trabalho.

De outra maneira é impossível conseguir eficácia no plano.

Não adianta tentar uma comunicação com os ouvintes, telespectadores ou alguns dos clientes, se antes não existir um processo de comunicação eficaz internamente.

Leve isso a sério a partir do seu exemplo e deixe seus colaboradores e colegas a par daquilo que está sendo feito.

Isso é fundamental e é o primeiro passo para que tenhamos um processo de comunicação externa eficaz.

Pense nisso. Preste atenção na maneira que este tópico está sendo levado em sua empresa e, se for o caso, reveja o posicionamento.

O que achou das dicas de hoje? Não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários abaixo. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *