As vantagens da comunicação interna nas empresas

Olá, pessoal! Hoje falaremos sobre a comunicação interna de uma companhia e como ela pode contribuir para o crescimento individual e em grupo.

Todos nós sabemos que a comunicação interna nas empresas contribui enormemente para o clima dentro de uma companhia. Essa comunicação interna precisa ser treinada desde sempre, a partir do momento em que um talento é recrutado para a empresa.

O gestor, também, dentro desse contexto, tem um papel muito interessante. Esse papel é baseado na efetivação da comunicação interna na empresa, isto é, para essa efetivação acontecer precisa existir o lado que fala e o lado que ouve. A maneira que temos para ouvir nossos colaboradores e trabalhar em cima daquilo que foi dito por eles é uma característica de um líder.

Sendo assim, quanto mais próxima da sua equipe for a sua liderança, você trará consigo informações importantes e conseguirá, também, ouvir e, desse modo, captar de sua equipe as melhores informações.

Com essas dicas é possível melhorar o relacionamento e o clima dentro da empresa e, assim, a retenção acaba sendo muito mais forte.

Tudo depende da forma de como vemos determinado papel dentro da empresa, e pensamos que esse papel tem sido visto dessa forma recentemente.

Antigamente, o “ponto mais” da equipe era o “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Hoje, essa relação é baseada em uma troca recíproca feita entre um líder e um liderado.

Hoje, o líder está em um momento em que deve entender como é possível fazer essa comunicação, e como a comunicação interna nas empresas é estabelecida. O líder precisa saber, também, como trazer de volta aquilo que ele ouviu. Por incrível que pareça, essa talvez seja a maior dificuldade de um líder, e é aqui que a área de comunicação pode atuar e ajudar. Essas são as vantagens da comunicação interna nas empresas.

O feedback interno gera benefícios a todos os envolvidos.

Respeito é bom e ajuda

Geralmente, a empresa tem valores muito claros e intrínsecos entre os colaboradores. Os valores da companhia são os próprios valores dos funcionários, aquilo que as empresas buscam neles — respeito.

Os funcionários têm de agir com respeito e, além disso, precisam respeitar uns aos outros. Esse respeito não deve ser praticado apenas internamente, mas também com o consumidor, com os fornecedores e com todos os parceiros da empresa.

A integridade é fundamental. Isso é dito em todos os momentos. É preciso que se ande sempre em dois pontos: as leis e o código de ética da companhia. Então, para onde você for, sempre siga respeitando esses dois limites.

Também temos diversidade e inclusão como um valor. Isto é, devemos sempre buscar por diversidade. Pessoas diferentes, com pensamentos diferentes, experiências diferentes e condições diferentes ajudam muito uma empresa, pois de cada um é possível tirar o melhor e, com isso, somar e formar um grande resultado.

Trabalho em equipe

Um trabalho em equipe também tem muito a ver com isso. Existem aquelas pessoas que são agregadoras e que conseguem trabalhar muito bem em conjunto.

Um espírito de vitória também é um valor muito importante para nós, já que estamos em um mercado muito competitivo, em que as pessoas são aguerridas e querem chegar lá a qualquer custo.

O trabalho em equipe é um passo fundamental para o crescimento individual e em grupo

A flexibilidade é um ponto muito importante dentro desse aspecto. As grandes corporações precisam de pessoas que tenham um bom jogo de cintura, garantindo, claramente, a integridade e todas as outras questões. Dentro disso, é fundamental que se tenha foco no resultado.

A área de comunicação durante muito tempo foi vista como uma área de suporte, simplesmente. Sendo assim, é preciso que os profissionais da área de comunicação mostrem que, sim, eles agregam — e muito — ao negócio da companhia.

É preciso que se entenda qual é o negócio e qual é o objetivo da companhia e, com essas informações, fazer seu trabalho nesse foco.

Os profissionais da comunicação fazem trabalhos de comunicação interna das empresas todos os dias, dentre outras coisas. Mas há algo por trás disso, que é o que precisamos ressaltar.

Esses profissionais buscam muito conhecer o público e falar de acordo com a linguagem de cada um.

Equipe multifacetada

O operador tem uma linguagem, o administrador tem outra e por aí vai. Porém, é preciso garantir que todos tenham o nível de formação necessário dentro da linguagem que é praticada.

Peguemos as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid como exemplo. Cada uma delas tem um perfil de consumidor e de atuação no mercado.

Com isso, percebemos que o que importa para nós é tentar. Quando falamos em algo que diz respeito a essas marcas, devemos tentar trazer uma linguagem e também mostrar um perfil, ou seja, mostrar a personalidade da marca em cada uma das coisas que são comunicadas.

A mesma coisa vale para marcas corporativas, como a Latin American. Quando falamos no grupo Latin American, temos que falar sobre os valores que foram mencionados acima. A cara que a empresa tem precisa ser levada em conta.

Somente o Grupo Latin American e outra empresa estão em determinado ranking desde a primeira edição. Sendo assim, faz parte do nosso DNA esse cuidado com as pessoas e com o ambiente de trabalho. Essa foi a primeira vez que essa empresa figurou na primeira de dez posições.

Isso se deve ao fato do investimento feito no clima organizacional, no conhecimento das pessoas e no entendimento. Deve-se, também, à troca. Com isso, as pessoas trazem as demandas.

Ao receber as demandas, elas precisam ser analisadas, entendidas e melhoradas. Ao concluir esses passos, um resultado precisa ser entregue e, assim, um ciclo vai se formando.

Isso não é coisa de um ano, isso acontece como um coroamento de um crescimento e de um envolvimento das pessoas. É uma evolução constante.

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