As grandes vantagens da telefonia IP em relação à tradicional

Há alguns anos, fechar os olhos e imaginar um escritório empresarial sem aparelhos de telefone nas mesas parecia uma realidade pouco provável. Ledo engano. Com o passar das décadas, a tecnologia veio para mostrar o quanto não precisamos mais dos aparelhos fixos para fazer ligações.

A tecnologia IP funciona como um telefone que utiliza como meio de comunicação a internet, na medida em que permite a transmissão de voz em rede, ao contrário dos equipamentos analógicos tradicionais.

Os telefones IP eliminam a necessidade de equipamentos em uma rede separada. Ou seja: com eles, as ligações não precisam mais das centrais telefônicas das operadoras.

Neste breve artigo, selecionamos as informações mais relevantes sobre este tipo de telefonia.

Motivos para usar a telefonia IP

A otimização dos processos de negócios é hoje indiscutível nas empresas. Por essa razão, os mecanismos para identificar, representar, minimizar riscos e implementar processos de negócios, dentro e entre organizações, dependem cada vez mais da internet e das tecnologias digitais.

A aplicação de VoIP – que é, em resumo, o mesmo que telefonia IP – funciona como um facilitador dos processos de uma instituição. O que era antes típico das organizações estruturadas funcionalmente, agora é bastante acessível às empresas de menor porte.

Os principais benefícios da utilização do VoIP são a redução do custo operacional devido ao uso de uma única rede para transportar dados e voz.

Mas o que é VoIP afinal?

VoIP é a abreviação de “Voz sobre IP” – do inglês, “Voice over Internet Protocol”. Em síntese, podemos dizer que se trata de um telefone em banda larga.

Ele consiste no roteamento – ou encaminhamento – da conversação através da internet, que transforma as informações faladas em dados passíveis de serem transmitidos pela internet. O WhatsApp e os Hangouts da Google são exemplos de VoIP.

Dessa maneira, a tradução de VoIP é “comunicação telefônica efetuada via internet”. Já o termo telefone IP representa um telefone que possui todos os recursos necessários para um serviço VoIP.

Para ser utilizado, é necessário conectá-lo a um acesso de banda larga (rede IP) a fim de fazer e receber ligações do serviço VoIP.

Dessa forma, enquanto no telefone tradicional o número está associado ao domicílio do usuário, na telefonia IP, associa-se à área local do número contratado.

Vantagens e desvantagens

Nos novos tempos, mobilidade pode ser a chave para que a gestão dos negócios tenha sucesso. E é esta a maior vantagem dos telefones IP.

Com eles, é possível fazer ligações de qualquer lugar e a qualquer momento, evitando a compra de pacotes interurbanos e internacionais para realizar as ligações e, assim, reduzindo os custos da empresa.

Entretanto, se, por um lado, a mobilidade é uma das grandes vantagens da telefonia IP, por outro, esse tipo de telefonia é ingrata nos casos de falta de energia elétrica.

Ao contrário do telefone convencional, que permanece funcionando nos casos de queda de energia, ela simplesmente para, já que depende da banca larga da internet.

Outra vantagem da telefonia IP é o fato de que essa ferramenta pode ser integrada com uma série de aplicativos e/ou programas, como, por exemplo, aplicativos que gravam e armazenam conversas e programas para melhorar a visualização de gráficos e tabelas necessários para a conversação.

Custos de telefone IP

O custo de ligações via VoIP geralmente corresponde a 1/4 do custo de ligações por telefonia tradicional. Mas há, no entanto, outro custo que deve ser levado em consideração: o da oscilação das chamadas, visto que a internet está sujeita a falhas, tais como perda total de sinal devido a interrupção de transmissão na rede.

Para driblar as oscilações da rede, recomenda-se a contratação da internet por fibra, mais rápida que a banda larga tradicional.

Insegurança

Alguns itens relativos à segurança devem ser levados em consideração na telefonia IP.

Como não há identificador de chamadas na telefonia VoIP, o usuário fica mais suscetível ao recebimento de chamadas indesejadas. No uso do VoIP, o rastreio e identificação são mais complexos.

É importante mencionar que as instruções normativas da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ainda carecem de regras que regulem os serviços de telefonia VoIP.

Em comunicado oficial, a Anatel informou que não regulamenta o uso de tecnologias, mas os serviços de telecomunicações que delas se valem.

A agência entende que o uso do VoIP pode ser considerado um Serviço de Valor Adicionado. Ou seja, a comunicação de voz efetuada entre dois computadores não constitui serviço de telecomunicações, mas Serviço de Valor Adicionado (SVA) que utiliza a internet como meio para viabilizar a comunicação.

Dessa forma, é assegurado aos interessados o uso das redes de serviços de telecomunicações para prestação de Serviços de Valor Adicionado sem a necessidade de autorização emitida pela Anatel.

Preparados para utilizar uma infraestrutura puramente de telefonia IP? Esse sistema tem a finalidade de trazer à empresa melhores resultados, menores custos e mais conforto para as equipes.

É considerado simples e todas as empresas podem implantá-lo em suas comunicações, sem dificuldades para os funcionários.

Esperamos tê-los ajudado!

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